Blog

5 motivos para você não criar um site grátis

1. Não são responsivos

Em plena era do mobile, na qual 80,4% dos domicílios brasileiros acessam a internet, segundo aponta o IBGE, construir um site que não atenda a todos os tamanhos de tela é um grande erro.

Não sendo uma página responsiva, um usuário mobile tem uma péssima experiência no site e, talvez, nunca mais volte a se relacionar com a página da sua empresa. Esse é um dos (bons) motivos para fugir dos construtores gratuitos de sites.

2. Há limitações na hora de personalizar o design

Por mais que os construtores ofereçam centenas de modelos prontos, muito provavelmente o site da sua empresa vai ter a mesma “cara” de outros sites que criaram suas páginas no mesmo construtor gratuito. Como resultado, sua empresa acaba ficando sem uma identidade visual própria, dando a impressão de amadorismo aos visitantes.

3. Não são amigáveis com SEO

De acordo com estudo da empresa de marketing Edelman Trust Barometer, a busca orgânica é responsável por levar, em média, cerca de 35% do volume de tráfego em sites comerciais brasileiros. Sabendo disso, na hora de construir um site é preciso ficar atento a uma série de práticas amigáveis com SEO.

No entanto, os construtores gratuitos dificultam esse trabalho. Em primeiro lugar, porque a ferramenta não ajuda na hora de deixar o código limpo e nem de determinar palavras-chave nos títulos, descrições, H1 e H2.

O site pode, ainda, ficar muito pesado por conta de imagens e vídeos, ou seja, o seu carregamento fica lento, prejudicando no posicionamento das buscas orgânicas. Para completar, a página fica dentro da plataforma do construtor, o que dificulta a indexação dele pelo Google.

4. As métricas são imprecisas

O problema dos sites gratuitos se estende, também, para as análises de métricas e indicadores. Uma vez que o site está dentro da plataforma do construtor, que usa tecnologias de script mais antigas, os dados fornecidos de tráfego e desempenho do site sempre são imprecisos.

Sem informações nas mãos, você fica sem saber o que precisa melhorar no site da sua empresa. Mais um ponto negativo.

5. Falta de suporte

No começo, parece que tudo está bem, até que, aos poucos, os problemas citados acima começam a aparecer. Nesse momento, não há ninguém a quem recorrer.

Por mais que os construtores gratuitos ofereçam dicas para solucionar algumas questões, não é um atendimento personalizado. Tudo é bem genérico e superficial, ou seja, nada que resolva, de fato, os seus problemas.

Como você viu, vale muito mais a pena pagar por um serviço de qualidade do que apostar em programas gratuitos. Em pouco tempo, você enxerga o retorno do capital investido.

 

Tudo na vida tem um preço, inclusive na internet. Sejam as limitações ou as taxas escondidas, você só tem a perder em dinheiro e tempo ao apostar em um construtor gratuito de sites profissionais.