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O que é Google Remarketing

1 – O que é remarketing?

O remarketing ajuda você a alcançar pessoas que já visitaram o seu website a anunciar novamente pra elas afim de dar uma segunda oportunidade para voltarem ao seu site. Você pode também segmentar os usuários que visitaram uma URL específica e criar anúncios apenas para esse grupo, ou seja, se um grupo de usuários saiu do seu website no carrinho de compras você pode fazer anúncios específicos pra eles avisando dos últimos dias de uma promoção por exemplo, porém pessoas que não chegaram nesse carrinho não visualizarão esses anúncios.

 

2 – Como o Remarketing do Google funciona? Veja o passa a passo:

  1. Adicicione a tag de remarketing em todo seu website. Use a conta do Google Adwords para criar esse código pra você.
  2. Crie listas de remarketing específicas de cada página visitada, como por exemplo seu produto mais popular ou uma categoria em geral.
  3. Quando um usuário entrar nessa página ele será adicionado a sua lista de remarketing automaticamente.
  4. Crie as campanhas de remarketing no Google Adwords.
  5. Seus anúncios aparecerão para esses usuários em toda Rede de Display do Google.

O remarketing pode ajudar você a trazer seus clientes novamente para seu website e você terá umasegunda oportunidade de vender pra ele.

 

3 – Exemplos de grupos de Remarketing

Dentro do remarketing do Google você pode criar vários grupos segmentados para criar campanhasaltamente relevantes baseado nas ações que o usuários fizeram em seu site. Segue abaixo alguns exemplos de grupos em uma loja virtual:

  1. Todos os visitantes: Todos que visitaram seu website.
  2. Visitantes geral: Compradores que visitaram mas não procuraram nenhuma página de produtos.
  3. Carrinho abandonado: Usuários que sairam do seu site após chegarem no carrinho de compras (um passo antes de finalizar a compra).
  4. Antigos compradores: Pessoas que já compraram um produto seu no passado.

 

4 – Vale a pena investir no Remarketing do Google?

A resposta é sim, vale muito a pena. Porém é preciso ficar atento para não cometer erros que possam impedir um resultado incrível para o seu negócio.

Defina e segmente seu público-alvo
Seja inteligente de qual será a melhor estratégia
Seja o mais relevante possível

 

5 – Como posso melhorar o meu resultado?

Você sabia que mais de 90% dos usuários que entraram no seu site saem sem ao menos fazerem algo que você esperava? Como comprar um produto, se inscrever na sua lista de e-mails, solicitar um orçamento etc. Então lembre-se que o Remarketing do Google não será exclusivamente a solução para o seu problema. Selecionei abaixo algumas práticas para alcançar um melhor resultado:

Qual é a última página visitada pelos usuários em seu site?
O que pode estar impedindo uma conversão? Preço? Produtos? Frete?….
Você já resolveu esses problemas?
As categorias do seu website estão claras para segmentar melhor os grupos no remarketing?

 

6 – Dicas infalíveis para alcançar um ótimo resultado com o remarketing

 

Crie anúncios gráficos: Uma imagem vale mais que mil palavras, você já deve ter ouvido essa frases várias vezes e sim isso é verdade nesse caso também, explore o máximo a Rede de Display do Google e inclua imagens em seus anúncios para chamar mais a atenção do seus possíveis clientes.
Invista mais no grupo de “carrinho abandonado”: O usuário que chegou até o carrinho de compra significa que ele já decidiu comprar o produto mas alguma coisa o impediu de finalizar a compra, esse grupo é altamente lucrativo se você souber criar anúncios criativos e persuasivos para incentivá-los a voltar ao site e finalizar o pedido.
Invista menos em visitantes que não viram seus produtos: Há muitos usuários que visitam um site e não visitam as páginas dos produtos e serviços. Esses usuários você até criar campanhas específicas pra eles porém não é recomendado investir uma verba alta visto que eles não estão tão engajados para fazerem uma compra.
Ajuste os lances: O Google consegue identificar o sexo e idade dos usuários dos seus grupos, ou você pode até escolher determinados sites em que seu anúncio deve aparecer. Pague mais por um clique em usuários e sites que são mais relevantes para gerar uma conversão para o seu negócio.
Público negativo: Quando você cria uma campanha no remarketing é bom criar um grupo de pessoas que já atingiram o objetivo da página. Certa vez eu comprei uma passagem aérea pela internet e mesmo após a compra o anunciante investiu fortemente no remarketing pra mim, porém eu não tinha como fazer outra ação, pois o objetivo da venda já foi concretizada e no final ele gastou um dinheiro sem alcançar um resultado desejado.

 

7 – O remarketing não é ideal pra você que:

 

1 – Tem pouco tráfego no site: Como investir em remarketing em usuários que já visitaram o seu site se não há visitas no website? Recomendo criar campanhas para sites com 50 visitas ou mais por dia.
2 – Não quer criar anúncios gráficos: O melhor retorno do remarketing ainda são pelos banners gráficos, então saiba que esse será um caminho que você deverá passar.
3 – Quer um alto volume de conversões: Comparado com outros meios de comunicação dentro do Google Adwords como Rede de Pesquisa, Rede de Display baseado em plavras-chave etc O volume de visualizações dos seus anúncios tendem ser bem menor devido ao alcance limitado de usuários, porém o custo por conversão deverá ser muito baixo, pois as pessoas do remarketing já conhecem sua empresa e seus produtos e podem comprar com mais facilidade.

 

Curiosidade sobre Google Remarketing:

Desde abril/2014 você pode fazer campanhas de remarketing de vídeos no Youtube. Por exemplo: Se um usuário entra no seu site e vai para o Youtube, aparecerá anúncios de vídeos pra ele. Segundo o Google o Remarketing de Vídeo é uma ótima forma de fortalecer sua marca na internet pois as pessoas se conectam muito mais com vídeos do que com textos e imagens.

Fontes:

Smart Insights / Search Engine Watch / Google Support /