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Qual a diferença entre Instagram e Instagram para empresas?

Se você quer atingir mais de 35 milhões de usuários ávidos pelo compartilhamento de imagens e vídeos na web, não pode deixar de prestar atenção no Instagram.

Recentemente a rede social, que é parte do conglomerado de mídia encabeçado por Mark Zuckerberg (criador do Facebook), anunciou a possibilidade de empresas criarem perfis corporativos. Trata-se do Instagram for Business, ou Instagram para empresas.

E aí bate aquela dúvida: qual é a diferença entre o Instagram e o Instagram para empresas? Continue lendo para entender!

O Instagram sempre foi importante para empresas: 35 milhões de usuários no Brasil
Antes mesmo de anunciar a possibilidade da criação de contas corporativas, o Instagram já vinha se mostrando um excelente canal para as empresas. Tanto que em setembro de 2016, o Brasil chegou ao posto de segundo país com maior número de anunciantes nesta rede.

Entre os segmentos de mercado que mais investem no Instagram encontram-se empresas de e-commerce, varejo, tecnologia e outras.

Mas, o que estas empresas veem de vantagem neste canal? As razões são muitas:

O Instagram é o queridinho de um público cada vez mais viciado no audiovisual;
É um aplicativo mobile, e o público navega cada vez mais via smartphones e tablets;
A entrega do conteúdo ao usuário é feita com base nos seus interesses (alimentação algorítmica), não apenas na ordem cronológica — o que gera ainda mais engajamento e torna as ações de nicho mais assertivas;
Baixo custo de produção e publicação de conteúdos (basta escolher boas imagens e ter boas chamadas, bons textos curtos).
Integração com Facebook, Twitter, Tumbler, Flickr e Foursquare.

Perfil pessoal é diferente de perfil empresarial: o que muda com o Instagram para empresas

Há quem diga que o Instagram demorou para dar às empresas a possibilidade de criar perfis de “pessoa jurídica”, haja visto que Twitter, Facebook, LinkedIn e outras já são muito bem-sucedidas nesta empreitada.

A chegada do Instagram para empresas deixa bem clara a divisão entre perfis pessoais e perfis empresariais. Quer saber o que muda nos perfis corporativos? Então veja:

  • Somente empresas podem ter perfis corporativos (celebridades e influencers continuam com perfis pessoais);
  • Para ter um perfil corporativo é preciso ter uma página no Facebook (elas serão integradas);
  • Donos de páginas podem usar sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram;
  • As permissões existentes da página do Facebook podem ser usadas para dar a outros membros da mesma empresa a função de gerenciador do perfil comercial no Instagram;
  • Dados de contato, tais como número de telefone, endereço de e-mail e físico ficam claros na conta corporativa, o que dá mais possibilidades para que as empresas sejam encontradas por potenciais clientes;
  • Uma espécie de “Instagram Analytics”, um dashboard de métricas e estatísticas (impressões, alcance, cliques no site e atividades do seguidor), dá mais indicadores estratégicos para as empresas;
  • Dados demográficos (gênero, idade, localização etc.) também tornam as estatísticas mais interessantes do ponto de vista estratégico;
  • Contas corporativas também podem trabalhar com CTAs (como obotão para entrar em contato diretamente com a empresa).

Como transformar um perfil pessoal em perfil corporativo no Instagram

Mudar do perfil pessoal do Instagram para o Instagram para empresas é relativamente simples: acesse as configurações, clique em “Mudar para perfil comercial” e siga as instruções para fazer a conversão.

Veja como é fácil no vídeo:

 

Creating a Business Account on Instagram from Instagram for Business on Vimeo.